Lançado Adianti Framework 7.6!
Clique aqui para saber mais
TEF PHP Bom dia. Alguem pode me dizer qual a possibilidade de desenvolver uma solucao com TEF usando PHP? onde encontro documentacao a respeito?...
FP
TEF PHP  
Fechado
Bom dia.
Alguem pode me dizer qual a possibilidade de desenvolver uma solucao com TEF usando PHP?
onde encontro documentacao a respeito?

Pacotão Dominando o Adianti Framework 7
O material mais completo de treinamento do Framework.
Curso em vídeo aulas + Livro completo + Códigos fontes do projeto ERPHouse.
Conteúdo Atualizado! Versão 7.4


Dominando o Adianti 7 Quero me inscrever agora!

Comentários (4)


AN

Olá Fernando,
Bom como deve saber TEF, 99,99% das vezes trabalha coligado a um ECF. (Em alguns casos a fazenda libera o uso, sem emissão de cupom fiscal, como em recargas de bilhete de transporte público, pois não gera imposto. Então existe uma liminar que libera o uso da transação sem um ECF).
Bom vamos lá, o mais importante sem dúvida é o ECF pois como eu citei sem ele não existe TEF*, uma solução de PDV completa deve estar preparada para trabalhar com principais modelos dos principais fabricantes de ECF. (DARUMA, BEMATECH, SWEDA, ELGIN, EPSON) Todos os fabricantes fornecem uma DLL de auto nível, que "fala de forma romântica" com o ECF sem a necessidade de usar os protocolos específicos e aquela infinidade de comando em HEX. Porém estas DLL´s não são compatíveis com o PHP, Com exceção da Daruma que criou uma camada PHP que "fala" diretamente com sua DLL (DFW.DLL). Como eu citei uma solução comercial deve ser compatível com os principais ECF´s (Não acho que seja interessante criar um PDV para trabalhar apenas com Daruma, a não ser que seja um software pontual, feito sobe encomenda para atender uma determinada empresa). Por este motivo trabalhar com Automação Comercial + PHP sempre foi algo “cruel”.

Agora vamos a algumas sugestões, o projeto ACBR fornece uma solução gratuita chamada AcbrMonitor, este monitor fala com os ECF´s usando os protocolos das ECF´s (Muito mais rápido que DLL) e você pode "falar" com o monitor através de troca de arquivos de texto. Seria uma alternativa.
Agora você se pergunta, mas onde entra o TEF? Primeiro Faça o ECF depois procure uma empresa certificadora de TEF e consulte os manuais de integração, em sua grande parte o TEF nada mais é que uma troca de arquivos de texto, onde você envia o aquivo intpos000 com os dados da transação para o GP(gerenciador padrão) e coleta o retorno, estes retornos e que definem o fluxo de dados em seu PDV (Quando se fala em cartões de crédito e débito) esta é a parte mais tranquila na minha opinião e o AcbrMonitor pode ajuda-lo na criação dos arquivos do TEF para troca de informações com o GP. Lembrando que todo desenvolvimento pode variar de acordo com o estado que vá atuar. Existem regras e regulamentos específicos em cada UF. Então precisa consultar a Sefaz onde deseja trabalhar para coletar as informações necessárias para trabalhar de acordo com a legislação vigente e evitar retrabalho. Enfim não quero desanima-lo, mas se pensa em criar uma solução via WEB pode esquecer, não vão homologar o TEF neste escopo. Agora se for GTK talvez você consiga, tenho notícias de desenvolvedores que conseguiram homologar PAF-ECF usando PHP-GTK.
Em estados com a legislação mais "tranquila" como São Paulo por exemplo, não existe PAF-ECF, e só é preciso homologar o TEF, e você pode cadastrar seu AC (Aplicativo comercial) direto na Receita Federal, sem testes ou certificações.
Mas este cenário em São Paulo já está com os dias contatos pois, nós aderimos ao SAT-CFe.
Um conselho de quem é da área de Automação comercial e vive este mundo todos os dias. O TEF ligado ao ECF no escopo como conhecemos hoje está com os dias contatos e sem dúvida não vale a pena investir tempo de desenvolvimento nele seja qual for a tecnologia (PHP, C#, Delphi).
Se quer entrar neste mundo Pesquise sobre NFc-e e SAT-CFe este sim é o futuro da Automação comercial.
Att,
Ademilson Nunes


AS

bem cara, se tuusa windows pode usar o ACBr mesmo, e gerar o txt com o php, é uma solução
no meu caso que uso linux, a saida foi essa
www.phpavancado.net/node/398

mas seria interessante gerar o pdf e mandar imprimir na impressora, para ve se ela imprimi
AN

Alexandre,
Um ECF se comunica de maneira diferente a uma impressora comum, enviar um "pdf" não funciona, pois um ECF deve imprimir de forma concomitante (linha a linha, comando a comando sempre em sequência isto é previsto por lei e trabalhar de maneira diferente é crime federal).

Trabalhamos com comando enviados direto na porta serial, seja por protocolo direto ou dll. Por exemplo: enviamos comandos para abrir o cupom fiscal, para vender item, selecionar alíquota de ICMS ou ISSQN, desconto se houver, calcular o cupom (Totalizar), selecionar a forma de pagamento e por fim fechamos o cupom. Podemos enviar todos de uma vez para a porta serial? sim, mas a venda deve ocorrer item a item. Então entendemos que o AC deve estar constantemente conectado ao ECF em comunicação serial RS232.

Então sem chances de gerar um "cupom" em pdf e tentar imprimir em um ECF como se estivesse enviando para uma impressora comum.

Leiam os requisitos pessoal, isto é o mais importante, criar um protótipo para testes com um ECF é "simples" criar uma solução vendável, dentro dos padrões exigidos pela lei é outra coisa.

www1.fazenda.gov.br/confaz/confaz/atos/atos_cotepe/2013/AC009_13.htm

FP

Ademilson Nunes,
Trabalhamos aqui em Mato Grosso ja com NFC-e, aqui ja se lacra mais ECF quem ainda utiliza esta sendo obrigado a trocar de acordo com os prazos dados pelo estado a cada tipo de segmento porem o TEF ainda e obrigatório, eis a duvida como ECF não existe mais aqui como fica a questao do TEF isso que ainda nao parei pra pesquisar, utilizei o acbr monitor ja, com delphi/lazarus porem não vejo isso iteressante em pascal agora em php ja e outra historia, porem estou chegando a conclusao que nao vale a pena um pdv em php, pdv tera que ser feito em uma linguagem 100% desktop