Lançado Adianti Framework 7.6!
Clique aqui para saber mais
Adianti Studio no Ubuntu 14.04 caros, Estou tentando instalar o Adiant Studio, num Ubuntu 14.04, quando tento executar ./main.sh, tenho o seguinte erro: php-gtk2: error while loading shared libraries: libgd.so.2: cannot open shared object file: No such file or directory ...
UP
Adianti Studio no Ubuntu 14.04  
Fechado
caros,

Estou tentando instalar o Adiant Studio, num Ubuntu 14.04, quando tento executar ./main.sh, tenho o seguinte erro:
php-gtk2: error while loading shared libraries: libgd.so.2: cannot open shared object file: No such file or directory

Curso completo Meu Negócio Pronto
Use para si, ou transforme em um negócio: Inclui aulas e códigos-fontes
Gestor de conteúdo (SITE) + Loja Virtual (E-Commerce) + Emissor de Notas para infoprodutos


Meu negócio pronto Quero me inscrever agora!

Comentários (16)


PD

com root

apt-get install ia32-libs || sudo apt-get install php5-gd
UP

O sistema nao encoutrou o pacote:

root@udson-Aspire-4732Z:/usr/src/studio# apt-get install ia32-libs php5-gd
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado... Pronto
O pacote ia32-libs não está disponível, mas é referenciado por outro pacote.
Isto pode significar que o pacote está faltando, ficou obsoleto ou
está disponível somente a partir de outra fonte
No entanto, os pacotes a seguir o substituem:
lib32z1 lib32ncurses5 lib32bz2-1.0

E: O pacote 'ia32-libs' não possui candidato para instalação
PD

instala esse pacote que substiui essa lib

sudo apt-get install gcc-multilib

UP

Continuo com o problema:

php-gtk2: error while loading shared libraries: libgd.so.2: cannot open shared object file: No such file or directory
PD

Udson,

Você seguiu estas instruções de instalação para o php-gtk2?
www.adianti.com.br/studio-linux

Além disso, você deve executá-lo como usuário normal (logado na interface gráfica), não como root.

Att,
Pablo
PD

Só para esclarecer, meu ambiente default é Ubuntu 14.04 64 bits.
UP

Olá Pablo,

Tudo certo.

Eu estava colocando o Sistema no diretório errado, agora o sistema está rodando. Agora estou lendo o livro pra começar um projeto.

Vou precisar bastante da ajuda do forum.
Obrigado pela atenção.

Att,
GE

Oi Pablo.
Como fixo o atalho do adianti no ubuntu?
MF

Nao estou conseguindo ativar o Adianti Studio no Ubuntu 14.04. Fiz o download, instalei tudo de acordo com o tutorial, a IDE tá rodando numa boa, so que nao aparece o menu (Help) no ubuntu para fazer a ativação conforme diz no tutorial. Comprei a licença, mas nao estou conseguindo fazer a ativacao.

Como proceder?
GE

Conforme a dica do pablo, o programa Alacarte me ajudou a colocar o icone no inicializador do ubuntu
MF

Gustavo, obrigado pela dica.


O problema foi resolvido. Solução = rodar a aplicação com usuário normal e não o root. Vi isso em algum lugar aqui, dito pelo Pablo.

Obrigado.
GS

Bom dia!
Amigos, estou migrando para o ubuntu e me deparei com esta situação, sou leigo no ubuntu e como faço para criar um icone?
alguem tem um tutorial, não entendi o tal do alacarte, fiz alguns comandos aqui e sempre abri a ferramenta mas não licenciada.
MF

Gilberto,

Você pode acessar via terminal no Ubuntu (console).

Basicamente:
1. entrar em modo terminal;
2. ir até a pasta onde o studio está instalado (/usr/local/studio)
3. executar o arquivo main.sh

Faça o seguinte:

marcelo@ubuntu-server$
cd /usr/local/studio
./main.sh [ENTER]

(observe o ./ (ponto e traço) antes do arquivo main.sh)

isso fará o studio ser executado da forma que você precisa, licenciada.

Observação importante. Não rode o studio como usuário root. Se você fizer isso ele não rodará como licenciado.
Para saber se está como root basta olhar o final da linha de comando. Observe que no meu caso está aparecendo o usuário marcelo e o simbolo $ no final da linha do cursor, e não #

marcelo@ubuntu-server$

se eu estivesse como root apareceria

root@ubuntu-server#


Boa sorte.
PD

Completando,

Para quem não está conseguindo colocar o atalho para o Adianti Studio no menu do Unity (Ubuntu),
pode instalar o programa "alacarte" (apt-get install alacarte), cadastrar o Studio lá (add item).
Em seguida, basta usar o laucher (botão com o ícone do ubuntu), buscar por "Adianti" e
por fim, arrastar o ícone para a barra normalmente. Pronto.

Att,
CN

Prezados, estou com problema no Studio com o Ubuntu 17.04 o mesmo não habilita a opção de escolher a primary key quando utilizo o Form Wizard portanto não consigo proseguir na criação do formulário.

Alguma dica ?
CN

Acrescentando uma informação ao meu post anterior.

No Studio Framework Model Wizard, ao selecionar o banco de dados (samples.ini) aparece a seguinte mensagem de erro: No such file or directory.

Obs.: Repeti o procedimento de instalação sugerido pelo Pablo, entretanto ainda não estou conseguindo utilizar nenhum dos Wizard's (Model, Form, List, etc ...).

Desde Já, agradeço pelo espaço disponibilizado...