Lançado Adianti Framework 7.6!
Clique aqui para saber mais
Uso de Schema no PostgreSQL Olá a todos. Este é meu primeiro post neste fórum. Sou iniciante no PHP e no framework. Ainda estou na fase de avaliação e estudos de viabilidade de migraçao de meu ERP para este framework. Utilizo o banco de dados PostgreSQL e tenho 2 empresas representadas por "schemas". Além do schema "public" que é padrão e imutável, onde armazeno as tabelas comuns às empresas, tenho os sche...
EF
Uso de Schema no PostgreSQL  
Fechado
Olá a todos.

Este é meu primeiro post neste fórum. Sou iniciante no PHP e no framework. Ainda estou na fase de avaliação e estudos de viabilidade de migraçao de meu ERP para este framework.

Utilizo o banco de dados PostgreSQL e tenho 2 empresas representadas por "schemas".
Além do schema "public" que é padrão e imutável, onde armazeno as tabelas comuns às empresas, tenho os schemas "emp1" e "emp2" para armazenar as tabelas específicas de cada empresa, como: clientes, fornecedores, produtos, pedidos, etc.
Ocorre que no PgSQL tenho que passar o schema junto com o nome da tabela, na sintaxe "schema.tabela" para poder usá-las. O problema é que nas classes de modelos do framework temos que declarar o nome da tabela na constante TABLENAME, mas como posso fazer isto dinamicamente se o nome da tabela muda conforme a empresa selecionada ?
Hoje no meu ERP utilizo instruções diretas para o banco, exemplo:
"SELECT * FROM emp1.clientes WHERE cliente_id = '1'", onde o 'emp1.clientes' vem de uma varável.
Hoje estou usando sub classes e quero saber se tem outra forma mais prática, pois deste modo tenho que criar duas classes a mais para cada tabela do bano de dados e conforme a quantidade de tabelas torna-se inviável trabalhar desta forma, ainda mais se adicionar mais empresas ao sistema.

Exemplo de como estou fazendo:

Na pasta /app/model tenho 3 arquivos:

1) Cliente.class.php

  1. <?php
  2. class Cliente extends TRecord
  3. {
  4.     const PRIMARYKEY 'id';