Lançado Adianti Framework 7.6!
Clique aqui para saber mais
Oracle : Error could not find driver Olá pessoal Estou tentando utilizar o adianti framework com oracle, mas não estou tendo sucesso. Eu fiz um formulário com datagrid utilizando DBdesigner do adianti studio com uma conexão Oracle e quando executei o formulário, apareceu a seguinte mensagem de erro: Error could not find driver Dentro do adianti studio pro, eu conseguí testar a conexão, mas não consigo visualizar as tab...
WS
Oracle : Error could not find driver  
Fechado
Olá pessoal

Estou tentando utilizar o adianti framework com oracle, mas não estou tendo sucesso. Eu fiz um formulário com datagrid utilizando DBdesigner do adianti studio com uma conexão Oracle e quando executei o formulário, apareceu a seguinte mensagem de erro:
Error could not find driver

Dentro do adianti studio pro, eu conseguí testar a conexão, mas não consigo visualizar as tabelas de um banco de dados feito no Oracle.

O que vocês acham?

Grato pela atenção

Curso completo Meu Negócio Pronto
Use para si, ou transforme em um negócio: Inclui aulas e códigos-fontes
Gestor de conteúdo (SITE) + Loja Virtual (E-Commerce) + Emissor de Notas para infoprodutos


Meu negócio pronto Quero me inscrever agora!

Comentários (7)


FC

qual versão do drive oracle vc usa? tem diferenças entre eles tem o drive 10g
WS

Oi Felipe

É a versão 10g - 10.2.5.0, tanto o client como o servidor. O Adianti Studio pro é compatível com esta versão?

Grato pela atenção

Wagner
FC

fiz um testes aqui e percebi que precisa do drive do oracle para funcionar (local xampp)ou seja na minha maquina tem o drive 10g e roda bem em outra maquina sem o drive ela não roda e da esse erro lembrando que tem que habilitar a extensão do oracle no php.ini
WS

Oi Felipe

Não estou usando a aplicação localmente não. Eu tenho dois servidores, um de produção e outro de testes. Como ainda estou desenvolvendo esta aplicação, estou usando o servidor de testes que já tem o oracle instalado e com a extensão do oracle no php.ini liberada.
Analisando outras aplicações que temos aqui, desenvolvidas em php anteriormente sem o framework Adianti e que funcionam normalmente com o oracle, percebí que a instrução que uso para fazer conexão com o banco é o oci_connect()
DS

Bom dia Wagner, o adianti utiliza a arquitetura PDO para conectar no banco de dados, o que provavelmente pode estar acontecendo é que o drive do PDO para oracle nao está instalado corretamente.
Segue documentação, <url>www.php.net/manual/en/ref.pdo-oci.php</url>
WS

Oi David

Pois é. Tentei instalar o PDO_OCI no servidor, reinstalei o oracle, mas o PDO_OCI esta apresentando mensagem de erro na instalação, coloquei algumas configurações manuais, pois o servidor já havia dado um problema anteriormente.

No caso o oracle já esta instalado, já o PDO_OCI esta apresentado a seguinte mensagem de erro. A ultima linha:

“checking for oci.h... configure: error: I'm too dumb to figure out where the include dir is in your instant client install”

Tu tens alguma dica?

PD

Oi Wagner,

Sobre a habilitação do Oracle com PDO, há algum tempo atrás escrevi 2 artigos de como habilitar, tanto no Linux, quanto no Windows, veja:

php.com.br/view_82?compilando-o-php-com-suporte-ao-oracle-oci8

php.com.br/view_85?habilitando-o-php-com-suporte-ao-oracle-no-window

abraço,
Pablo