Lançado Adianti Framework 7.6!
Clique aqui para saber mais
Não consigo conectar o pgsql 12 no Ubuntu 20.04 Olá! Já tentei configurar n .ini o ip da máquina e 120.0.0.1, com e sem a porta. o PDO no php está habilitado pdo_pgsql PDO Driver for PostgreSQL enabled PostgreSQL(libpq) Version 12.2 (Ubuntu 12.2-4) **********...
BJ
Não consigo conectar o pgsql 12 no Ubuntu 20.04  
Olá!

Já tentei configurar n .ini o ip da máquina e 120.0.0.1, com e sem a porta.

  1. <?php 
  2. host   "localhost"
  3. port   "5432"
  4. name   "netsul_suitlog"
  5. user   "netsul_webmin"
  6. pass   "teste"
  7. type   "pgsql"
  8. prep   "1"
  9. ?>


o PDO no php está habilitado

pdo_pgsql PDO Driver for PostgreSQL enabled PostgreSQL(libpq) Version 12.2 (Ubuntu 12.2-4) ************************************************************ pgsql PostgreSQL Support enabled PostgreSQL(libpq) Version 12.2 (Ubuntu 12.2-4) PostgreSQL(libpq) PostgreSQL 12.2 (Ubuntu 12.2-4) on x86_64-pc-linux-gnu, compiled by gcc (Ubuntu 9.3.0-8ubuntu1) 9.3.0, 64-bit Multibyte character support enabled SSL support enabled Active Persistent Links 0 Active Links 0


Fatal error: Uncaught PDOException: SQLSTATE[08006] [7] FATAL: database "netsul_suitlog" does not exist in /var/www/webapps/suiterp/lib/adianti/database/TConnection.php:85 Stack trace: #0 /var/www/webapps/suiterp/lib/adianti/database/TConnection.php(85): PDO->__construct() #1 /var/www/webapps/suiterp/lib/adianti/database/TConnection.php(47): Adianti\Database\TConnection::openArray() #2 /var/www/webapps/suiterp/lib/adianti/database/TTransaction.php(59): Adianti\Database\TConnection::open() #3 /var/www/webapps/suiterp/app/service/log/SysRequestLogService.php(16): Adianti\Database\TTransaction::open() #4 /var/www/webapps/suiterp/lib/adianti/core/AdiantiCoreApplication.php(49): SysRequestLogService::register() #5 /var/www/webapps/suiterp/engine.php(35): Adianti\Core\AdiantiCoreApplication::run() #6 /var/www/webapps/suiterp/engine.php(59): TApplication::run() #7 {main} thrown in /var/www/webapps/suiterp/lib/adianti/database/TConnection.php on line 85


Este é o erro, ele diz que o banco não existe.

Os bancos estão criados e as tabelas populadas, conforme imagem em anexo.

Tenho tanto o phpPgAdmin, quanto o pgAdmin4 instalados e funcionando no ambiente.

Com o MariaDB o sistema roda normal.

Alguém pode me dar uma luz?

O cliente especificou que quer o projeto rodando com o postgresql.

Grato.

Curso completo Meu Negócio Pronto
Use para si, ou transforme em um negócio: Inclui aulas e códigos-fontes
Gestor de conteúdo (SITE) + Loja Virtual (E-Commerce) + Emissor de Notas para infoprodutos


Meu negócio pronto Quero me inscrever agora!

Comentários (4)


BJ

Só pra esclarecer, quanto ao nome das tabelas do banco de log, eu alterei os prefixos de "system_" para "sys_", e obviamente fiz as devidas alterações em cascata em todo o sistema, uma vez que precisei fazer inúmeras alterações no sistema de segurança do projeto, está tudo funcionando perfeitamente no MySql.

Lembro que esta alteração certamente não é a coisa do problema, pois ele acusa que o banco não existe, sem fazer referencia ao nome de tabelas, o provavelmente problema está na conexão.

Obs. Estou criando um projeto com dupla finalidade, atender a um cliente especificamente e construir um sistema multi-empresa pra atender vários registros no mesmo banco separados pela chave do registros, e pelas pesquisas que fiz o PostgreSQL é muito mas rápido e seguro para este tipo de aplicação com relação ao MySQL que é um excelente banco também para outras finalidades, daí a minha necessidade de migra de banco.
NR

Posso estar enganado, mas pelo que vi no print, "netsul_suitlog" é um schema e não um banco de dados. O banco de dados é "postgres".

O post abaixo demonstra como trabalhar com schemas no postgres:
https://www.adianti.com.br/forum/pt/view_1970?conexao-postgresql-com-varios-sche
BJ

Muito interessante, realmente não tenho experiência com o PgSQL, de fato não sabia que havia essa separação, vou ler o post e pesquisar a diferença entre banco de dados e schemas.

Assim que eu conseguir fazer tudo funcionar posto o que fiz.

Grato pelo rápido retorno.
BJ

Resolvido, apaguei os esquemas e criei os dois bancos conforme a imagem em anexo.

Grato pelo apoio Nataniel.