Lançado Adianti Framework 7.6!
Clique aqui para saber mais
Gerador de Relatórios Olá pessoal. Já procurei muito por ferramentas que permitam desenhar relatórios visualmente, como o IReport, para PHP. Tá... tem o PHPJasperXML, mas fala sério? Alguém realmente foi feliz com isso? Eu estou falando de construir um plugin para Adianti Studio que permita desenhar relatórios e exportar os mesmos como código php, que através dele, produzirá os relatórios em PDF, etc. É po...
GF
Gerador de Relatórios  
Fechado
Olá pessoal. Já procurei muito por ferramentas que permitam desenhar relatórios visualmente, como o IReport, para PHP. Tá... tem o PHPJasperXML, mas fala sério? Alguém realmente foi feliz com isso? Eu estou falando de construir um plugin para Adianti Studio que permita desenhar relatórios e exportar os mesmos como código php, que através dele, produzirá os relatórios em PDF, etc. É possível isso? Alguém mais tem necessidade de uma ferramenta assim?

Curso completo Meu Negócio Pronto
Use para si, ou transforme em um negócio: Inclui aulas e códigos-fontes
Gestor de conteúdo (SITE) + Loja Virtual (E-Commerce) + Emissor de Notas para infoprodutos


Meu negócio pronto Quero me inscrever agora!

Comentários (12)


ES

Olá Guilherme.
Realmente acho muito necessário. Também não fui feliz com o PHPJasperXML.

Cheguei a questionar o Pablo sobre o assunto, pois ele já tem uma ferramenta que executa essa ação, ele me informou que iria disponibilizar a sua comercialização mas ainda não o fez.

Se tiverem alguma ideia para melhorarmos essa situação podem contar comigo.

att.
Eliezer
VF

Também sofro muito com isso.

Hoje crio minha saída em HTML e em seguida converto para PDF para não perder tempo nos relatórios.

Também estou disposto a ajudar na melhoria do framework.
GF

Que bom que o pessoal tem interesse. Eu gostaria de desenvolver essa ferramenta como plugin. Aproveitar todos os recursos do Adianti Studio. Nada de ferramenta externa. Antes de mais nada seria necessário criar um repositório para esse projeto. Após, criaria uma interface para os componentes escreverem em pdf, html, etc. Depois criaria um xml parser to componentes PHP. Por último escreveria a aplicação que converte GUI em xml, para permitir que a gente salve os relatórios. Para popular com os dados, daria um bind nos componentes gerados. Vamos encarar? Só iria pedir que o Pablo fizesse um rápido artigo para expôr dicas sobre o desenvolvimento de plugins para o Adianti.
AN

Meus olhos até brilharam, podem contar comigo ! 😄
AM

Realmente, um ReportDesign seria muito legal, escolheriamos nosso model e arrastaríamos os campos ou imagens para a tela e vuálá kkk seria lindo d+
AS

seria bacana mas pegue leve no preço disso, nem o studio eu comprei ainda
kkk
FF

Eu desenvolvi um que trabalha com RTF e tokens. Tive que estudar um pouco do padrão RTF para poder trabalhar com tabelas, mas o resultado ficou super profissional, sendo que o próprio cliente desenha seus relatórios em DOC e nossa equipe apenas insere os tokens necessários e parametriza o gerador.

Não conheço padrão aberto mais versátil de trabalhar que RTF. Acho a criação de tabelas em PDF péssima, e gerar em HTML produz um resultado nada amigável.
VF

Alem do RTF, podemos usar o ODT, aberto e bem documentado.
Aceita imagens e tabelas numa boa.
Mas é algo que devemos parar por um tempo e analisar qual a melhor solução.
FF

Vitor,

O ODT é mais fácil de trabalhar que o RTF, porém tive (a uns 7 anos atrás) problemas de compatibilidade com o MS-Word e optei por não utiliza-lo. Mas se esse não for o problema do projeto é um padrão que recomendo sobre o RTF, PDF ou HTML.

Dica pra quem não conhece o padrão. Salve um arquivo no word como ODT, renomeie sua extensão para ZIP e descompacte-o... você terá acesso ao conteúdo do arquivo.
VF

Realmente Fernando, a uns anos atrás o meso era um pouco problemático.
Hoje faço eles usando o ODT e em seguida convertendo-os para PDF.
Desta maneira, entrego ao usuário apenas o PDF. O ODT somente envio para clientes que utilizem o Open/Libre Officce.

O que podemos ver é analisar o XML gerado pelo IReport e tentar utilizá-lo. Sei que vão falar (mau) do PHPJasperXML, mas seria apenas para usarmos o ambiente do IReport para o relatorio.

Teremos que ver qual seria a melhor maneira.
AM

Realmente relatórios em php é uma tarefa muito manual!!! acredito que deveríamos nos unir e criar uma api poderosa para relatórios no framework!!! o mais dificil o Pablo ja fez, acredito que possamos estender o framework e criar o resto!!!
CM

Boa noite pessoal.
Sei que o post é muito antigo, mas como ando procurando sobre como desenvolver relatório para o Adianti, gostaria de saber em que pé ficou essa parada?
Saiu alguma coisa ou parou só nas conversas mesmo?
Abraço a todos.