Lançado Adianti Framework 7.6!
Clique aqui para saber mais
Visual da aplicação! e funcionalidades da GRID Ola tudo bem, bom a principio gostaria de dizer "Porque não lançou isto antes", bom vamos lá com minhas duvidas: 1 Seria possível escrever um css para sobrescrever o visual da aplicação e torna-la mais atraente ou teria que fazer isso ao instanciar as classes? 2 Na demonstração eu vi uma grid que funciona como desktop, vc seleciona a linha e escolhe a ação editar ou excluir, mas em...
AM
Visual da aplicação! e funcionalidades da GRID  
Fechado
Ola tudo bem, bom a principio gostaria de dizer "Porque não lançou isto antes", bom vamos lá com minhas duvidas:

1 Seria possível escrever um css para sobrescrever o visual da aplicação e torna-la mais atraente ou teria que fazer isso ao instanciar as classes?

2 Na demonstração eu vi uma grid que funciona como desktop, vc seleciona a linha e escolhe a ação editar ou excluir, mas em sua maioria as gris possuem os botões de ação na própria linha, essa opção de escolher como a grid funciona é uma escolha simples no framework, digo isso pois minhas aplicações costumam funcionar como desktop, os meus clientes ja se acostumaram!

Curso completo Meu Negócio Pronto
Use para si, ou transforme em um negócio: Inclui aulas e códigos-fontes
Gestor de conteúdo (SITE) + Loja Virtual (E-Commerce) + Emissor de Notas para infoprodutos


Meu negócio pronto Quero me inscrever agora!

Comentários (5)


PD

Oi Augusto,

No livro eu explico por que demorou pra ser lançado ;-)

Na pasta app/templates, encontra-se o layout da aplicação e o seu CSS. Você poderá sobrescrever elementos ali. Também na pasta lib/adianti/include tem os CSS dos componentes. Mas tudo que encontra-se abaixo da pasta lib/adianti é do framework, deve ser preservado para não ter problemas com atualizações. É preferível alterar em app/templates/site.css.

O CSS é agradável na minha opinião ;-) Foi feito dessa maneira mais sóbria para ficar parecido com uma aplicação desktop, uma vez que o propósito do framework é o desenvolvimento de sistemas. Além disso, pela ferramenta Designer (Adianti Studio Pro), você pode desenhar uma interface para a aplicação, e isso funciona tanto para a web quanto para o desktop. Lá, você posiciona os elementos em posições fixas na tela. Assim, se modificar o tamanho do input e fazer um input gigante via CSS, não vai fazer sentido usar o designer, por que lá o input tem o tamanho padrão de um input do framework ;-)

Quanto à pergunta 2, a ação da grid na web é na própria linha, no desktop é um pouco diferente (primeiro seleciona a linha, e depois a ação). Sugiro você experimentar a aplicação tutor para ver como ficou a grid na web:

www.adianti.com.br/framework-tutorial

um abraço,
Pablo
AM

Pablo, na aplicação 'Library' no menu livros na tela 'Dados Secundários' a grid funciona da maneira que eu uso em minhas aplicações, os botões de ação são fora da linha! ali vc usa o componente grid ou criou aquilo de outra forma?
PD

Oi Augusto,

Aquele componente é um TMultiField, não é uma datagrid. É componente de entrada de dados repetidos em formulários. Apenas se parece com uma datagrid. Nesse componente não há interação com o banco, somente após os dados serem enviados é que são tratados. No caso ali eram os dados dos exemplares, correto?

um abraço,
Pablo
AM

Entendo, é com uso de sessão correto! achei bem legal as funcionalidades dele, no meu cadastro de clientes por exemplo tenho múltiplos contatos e múltiplos endereços e esse componente seria ideal.
PD

Ou Augusto,

No caso do TMultiField, não é sessão, é manipulação Javascript em tela. As funções (adicionar, remover) manipulam diretamente os elementos DOM.

um abraço,
Pablo