Lançado Adianti Framework 7.6!
Clique aqui para saber mais
Instalação do Adianti Studio em Ubuntu 16.04 server Amigos eu segui a receita de bolo criado pelo Pablo, mas não consigo fazer rodar o Adianti Studio no Ubuntu. Iniciei instalando o Ubuntu 18.04 conforme post do Pablo : http://www.adianti.com.br/forum/pt/view_4402?preparando-um-servidor-gabarito-para-o-adianti-framework-1804 Depois instalação do GTK e Studio conforme link : https://www.adianti.com.br/studio-linux Ao executar ./main.ch ...
ML
Instalação do Adianti Studio em Ubuntu 16.04 server  
Amigos eu segui a receita de bolo criado pelo Pablo, mas não consigo fazer rodar o Adianti Studio no Ubuntu.

Iniciei instalando o Ubuntu 18.04 conforme post do Pablo : www.adianti.com.br/forum/pt/view_4402?preparando-um-servidor-gabarit

Depois instalação do GTK e Studio conforme link : https://www.adianti.com.br/studio-linux

Ao executar ./main.ch no ultimo passo como usuario, fora da senha do root o sistema apresenta erro falta da biblioteca :

PHP Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/usr/local/php-gtk2/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20090626/php_gtk2.so' - libgtk-x11-2.0.so.0: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Fiz varias tentativas em vão. Como a postagem de Ubuntu versão 18.04 é recente, decidi apagar tudo e fazer a instalação com Ubuntu 16.04 e gtk2 para 16.04 também. Essa esta há tempo de teria que dar certo.

Mas para meu espanto ocorreu o mesmo problema. Gastei horas pesquisando problemas com a lib libgtk-x11-2.0.so.0 até que cheguei em um post onde foi sugerido a seguinte instalação : sudo apt-get install libgtk2.0-0

Executei novamente ./main.ch e o sistema passou por aquele erro e apresentou um novo erro : PHP Fatal error: php-gtk: Could not open display in Unknown on line 0

E parei por aqui. Eu realmente não entendo o que pode estar faltando, talvez o ISO que estou baixando, apesar de ser do site oficial do UBUNTU talvez esteja diferente das que vocês aqui usam e eu não vejo post reclamando dessa ocorrencia.

Agradeço desde já a quem possa me dar uma luz.

Marcelo



Curso completo Meu Negócio Pronto
Use para si, ou transforme em um negócio: Inclui aulas e códigos-fontes
Gestor de conteúdo (SITE) + Loja Virtual (E-Commerce) + Emissor de Notas para infoprodutos


Meu negócio pronto Quero me inscrever agora!

Comentários (4)


RB

Marcelo,

Já tentou trocar ./main.ch por ./main.sh

ML

Bom dia Rubens,

Obrigado pela resposta. Eu escrevi errado e o correto é realmente ./main.sh .

No meu aprendizado sobre o Adianti eu tenho usado o Studio com windows / xamp e esta é a primeira vez que eu instalo via Linux.

Este final de semana eu instalei o Ubuntu workstation e o Studio funcionou. Talvez para quem usa corriqueiramente, isso seja obvio, mas isso não estava muito claro nos tutorias que eu segui.

Enfim, problema resolvido.

Obrigado,

Marcelo Lopes
RB

Marcelo, boa tarde,

Que bom que coseguiu....

RB

Eu também passei por isso, ...