Lançado Adianti Framework 7.6!
Clique aqui para saber mais
PHP-GTK no Raspberry Pi 3 Pessoal, boa tarde! Estou trabalhando em um projeto usando uma placa Raspberry Pi 3 como plataforma de baixo custo para desenvolvimento de sistemas de gestão. Estou usando um sistema operacional baseado no Raspbian, que por sua vez é baseado no Debian estable. Estou tentando fazer o php-gtk funcionar para poder rodar e usar o Adianti Studio, mas está difícil. A arquitetura do processador...
RR
PHP-GTK no Raspberry Pi 3  
Pessoal, boa tarde!

Estou trabalhando em um projeto usando uma placa Raspberry Pi 3 como plataforma de baixo custo para desenvolvimento de sistemas de gestão. Estou usando um sistema operacional baseado no Raspbian, que por sua vez é baseado no Debian estable.

Estou tentando fazer o php-gtk funcionar para poder rodar e usar o Adianti Studio, mas está difícil. A arquitetura do processador do RPi3 é ARM, e os pacotes compilados do php-gtk disponibilizado no site da Adianti são para plataforma x86, portanto não funcionam.

Consegui instalar o gtk2 no Raspberry usando esse tutorial:

https://www.youtube.com/watch?v=Z5ljaf7c-tga

Consegui executar o “Hello World” numa boa, então, em tese, o GTK2 está funcionando, faltando apenas fazer funcionar o php-gtk.

Depois segui este tutorial para instalação do php-gtk no Debian:

debianaddict.com/2011/09/15/installing-php-gtk-on-debian/

Segui tudo direitinho, com exceção da instalação do php-gtk pelo svn, pois o repositório indicado não existe mais. Mas baixei o código fonte SRC da página oficial do php-gtk e continuei os passos do tutorial desse ponto em diante para prosseguir com a instalação.

Todo o procedimento foi executado sem problemas. Mas na hora de testar o php-gtk pelo comando:

php -m | grep gtk

Apresenta o seguinte erro:

“PHP Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/usr/lib/php5/20131226/php_gtk2.so' - /usr/lib/php5/20131226/php_gtk2.so: undefined symbol: php_cairo_get_context_ce in Unknown on line 0”

Lembrando que a referência para as bibliotecas já estão inseridas no php.ini...

E quando tento executar o studio tenho o seguinte erro:

“./main.sh: 4: ./main.sh: php-gtk2: not found”

Alguém tem alguma sugestão que possa me ajudar?

Abraço a todos!

Rafael

Pacotão Dominando o Adianti Framework 7
O material mais completo de treinamento do Framework.
Curso em vídeo aulas + Livro completo + Códigos fontes do projeto ERPHouse.
Conteúdo Atualizado! Versão 7.4


Dominando o Adianti 7 Quero me inscrever agora!

Comentários (1)


RR

Opa!

Parece que o php-gtk está funcionando!!!

Segui isso:

stackoverflow.com/questions/8677860/loading-gtk2-in-php-fails

Estou conseguindo com sucesso executar o comando

php -m | grep gtk

Que me retorna a linha:

"php-gtk"

Também estou conseguindo executar os exemplos da pasta "demo" do php-gtk numa boa.

Só o Studio que não tá abrindo... Quando dou o comando ./main.sh ele continua retornando o erro

./main.sh: 4: ./main.sh: php-gtk2: not found

Abri o arquivo "main.sh" no bloco de notas e percebi uma chamada para "php-gtk2".

O que seria esse "php-gtk2" que o main chama e que está dando como não encontrado?