Lançado Adianti Framework 7.6!
Clique aqui para saber mais
Sobre Ordenação da coluna no Datagrid no List.class.php Gente, quando eu clico no Título de uma coluna do Datagrid, lá no List.class.php ele fica em ordem Ascendente. Mas esta ordenação é meio maluca. Primeiro vem as palavras iniciadas com letra maiúscula e depois iniciadas com letras minúsculas. Em seguida, ele ordena as palavras sem acentos e c-cedilha e depois com acentos e c-cedilha. Veja o exemplo a seguir de como ele ordena em o...
AM
Sobre Ordenação da coluna no Datagrid no List.class.php  
Fechado
Gente, quando eu clico no Título de uma coluna do Datagrid, lá no List.class.php ele fica em ordem Ascendente. Mas esta ordenação é meio maluca.

Primeiro vem as palavras iniciadas com letra maiúscula e depois iniciadas com letras minúsculas. Em seguida, ele ordena as palavras sem acentos e c-cedilha e depois com acentos e c-cedilha.
Veja o exemplo a seguir de como ele ordena em ordem Ascendente.
Exemplo:
Arroz, Melancia, abóbora, amora, açúcar, cacau, macarrão.

No exemplo acima, ele colocou Melancia antes que abóbora, porque Melancia começa com letra Maiúscula.
No exemplo acima, ele coloou abóbora antes que amora, porque as duas palavras inicia com a letra "a" mas a segunda letra "b" de abóbora vem antes da letra "m" de amora.
No exemplo acima, ele colocou amora antes de açúcar, as duas palavras são iniciadas com a letra "a" mas a segunda letra de amora não contêm c-cedilha.

Eu gostaria que ordenasse assim, veja abaixo, como eu faço?

abóbora, açúcar, amora, Arroz, cacau, macarrão, Melancia.

Curso completo Meu Negócio Pronto
Use para si, ou transforme em um negócio: Inclui aulas e códigos-fontes
Gestor de conteúdo (SITE) + Loja Virtual (E-Commerce) + Emissor de Notas para infoprodutos


Meu negócio pronto Quero me inscrever agora!

Comentários (3)


PD

A ordenação não é o framework que faz, e sim o banco de dados.
É simplesmente um SELECT com ORDER BY.

Isso muda conforme o BD, estude como o banco que você usa trata isso (Mysql, Postgresql, etc).
Em seguida você pode mudar a forma de gravar os dados, OU, mudar a forma de mandar o Order by para o banco:
$criteria->setProperty('order', '...');

Exemplos:
albertech.net/2010/03/mysql-case-insensitive-order-by/
www.postgresql.org/message-id/02b101c14d16$f5c37050$6301a8c0@RSWERDL

Não há nada em nível do framework que precise ser feito para corrigir isso.
É responsabilidade da aplicação.
AM

Valeu Pablo! Você e o Cara!

Me diz uma coisa Pablo. Sobre o Adianti 3.0

Eu já utilizo o Adianti 2.0 e até compreo o Adianti Pro com a Barra adicional de assistentes etc.

Para o Adianti Studio 3.0, vou ter que comprar novamente?

Outra pergunta, o Adianti Studio 3.0 vai está pronto quando? E vai está disponível para download?
PD

Oi Alex,

Vai estar tudo pronto junto. Creio que no início do mês que vem.
A licença do Studio já engloba updates, não precisa comprar novamente.
E teremos um manual de migration, para passar a app para a versão 3.0.

Att,