Lançado Adianti Framework 7.6!
Clique aqui para saber mais
Configurar as opções de uma variável no Model Olá, Atualmente ao criar um Formulário com um campo de opções, TCombo ou TRadioGroup por exemplo eu preciso manualmente setar as opções disponíveis para cada campo. Se eu tiver vários formulários com os mesmos campos preciso configurar em todos as opções. Quando uso o TDBCombo as coisas melhoram um pouco pois pego as variáveis diretamente do banco. A pergunta é se é possível co...
FC
Configurar as opções de uma variável no Model  
Fechado
Olá,

Atualmente ao criar um Formulário com um campo de opções, TCombo ou TRadioGroup por exemplo eu preciso manualmente setar as opções disponíveis para cada campo. Se eu tiver vários formulários com os mesmos campos preciso configurar em todos as opções.
Quando uso o TDBCombo as coisas melhoram um pouco pois pego as variáveis diretamente do banco.
A pergunta é se é possível configurar as opções de uma variável (nome e valor) diretamente no model para que ao adicioná-lo no controle (form) eu não precise setar a variável manualmente.

Abs,

Felipe

Pacotão Dominando o Adianti Framework 7
O material mais completo de treinamento do Framework.
Curso em vídeo aulas + Livro completo + Códigos fontes do projeto ERPHouse.
Conteúdo Atualizado! Versão 7.4


Dominando o Adianti 7 Quero me inscrever agora!

Comentários (6)


MG

Felipe

Estes dados são domínios, certo?

Você poderia criar uma tabela "dominio" com o nome do "campo" e as possíveis respostas.
Criar um método estático para ler esta tabela e ao abrir o formulário, você chama este método e o retorno você atribui ao campo.
Eu uso este recurso para tratar campos que tenham domínios por exemplo: Status, Sim/Não, e etc. Se precisar criar mais eu apenas adiciono na tabela, automaticamente todos os campos de todos os formulários ao abrir, terão as novas informações ou domínios.

Espero ter ajudado!
FC

Entendi. Boa ideia.
Abs,
Felipe
MG

Felipe
Mais um detalhe que acredito que possa ajudar.
Grave os valores separados por ";" numa única linha da tabela.
Na exibição leia o campo com "explode" que retorna um array, aí é só popular o campo com o array do retorno do "explode".
Então se precisar acrescentar opções, vá no final da linha e adicione ";<nova-opção" e pronto!
É simples e rápido.
FC

Pensei que seria melhor armazenar da seguinte forma.
nome, valor, tipo
Aí eu poderia usar TDB... Pois facilitaria a gestão dos dados, eu poderia ordená-los etc...
Que pensa?
MG

Felipe

Vc poderia utilizar o recurso "sort" do array.

Mas sua sugestão também é válida.

Você pode criar "forms" para manipular estes domínio e deixar isso para o "admin" do sistema.

Vai funcionar.....
FC

Olá Marcelo,

Muito obrigado pela ajuda.

Abs,

Felipe