Lançado Adianti Framework 7.6!
Clique aqui para saber mais
Max ou Serial Quando vou criar um form pelo assistente wizard, o studio exibe uma janela pedindo para escolher uma das opções: max ou serial. O livro Adianti Studio explica o seguinte: Max: Obtém o último ID e incrementa em uma unidade. Serial: Não informa o ID na inserção, deixando a base de dados utilizar o valor default. ================================================ Porém eu ainda tenho dúvi...
AM
Max ou Serial  
Fechado
Quando vou criar um form pelo assistente wizard, o studio exibe uma janela pedindo para escolher uma das opções: max ou serial.
O livro Adianti Studio explica o seguinte:
Max: Obtém o último ID e incrementa em uma unidade.
Serial: Não informa o ID na inserção, deixando a base de dados utilizar o valor default.
================================================
Porém eu ainda tenho dúvida.

O que eu quero saber é o seguinte, a opção Serial, exibe o campo ID no formulário?
E se eu escolher a opção Serial, eu é que terei de digitar o número do ID? E se for isso, o aconteceria se eu repetisse o mesmo código?

Curso completo Meu Negócio Pronto
Use para si, ou transforme em um negócio: Inclui aulas e códigos-fontes
Gestor de conteúdo (SITE) + Loja Virtual (E-Commerce) + Emissor de Notas para infoprodutos


Meu negócio pronto Quero me inscrever agora!

Comentários (3)


FC

Na verdade o que muda é o INSERT no "serial" ele não passa nenhum valor já no "max" ele passa o ultimo valor + 1 ou seja no "serial" ele deixa por conta do banco de dados fazer o autoincrement no "max" isso é feito no código.


Sds
Felipe Cortez
AM

Se eu colocar serial, os números ID são exibidos no Datagrid? Ou eu é que tenho que ficar digitando o código do campo ID?

E no formulário, como eu faço para o campo ID não ficar (desativado) e pintado de cinza, ou seja, como eu faço para eu ficar digitando o número do Id no meu formulário? Mudar de max para serial, resolve?
PD

Alex,

Em nenhum dos dois casos, você deve abrir o campo de digitação de ID para o usuário.
Quando cria um novo registro o ID é vazio, quando salva ele gera um novo.
Abrir o campo para o usuário vai te gerar transtornos, como em chaves estrangeiras, etc.

Att,
Pablo