menu

Adianti Studio

Preferências

php, ide, rad, uml, gerador php, geração de código, desenvolvimento rápido, relatórios, formulários, listagens, datagrids, gráficos, banco de dados, análise, projeto, orientação a objetos, padrões de projeto, design patterns Preferências do Adianti Studio.
Studio IDE
menu Menu
settings
Preferências
Preferências do Studio.
Kit do desenvolvedor
Todo o material de ensino + Adianti Studio. Pague 2 leve 3:
  • check Livro Adianti Framework (enviado gratuitamente no Kit);
  • check Curso em Video Aulas;
  • check IDE Adianti Studio Pro;
Preferências do Studio
Nesta página veremos como configurar o uso do Adianti Studio.

Obs: O uso do Adianti Studio Professional é detalhamente explicado no capítulo 7 do livro Adianti Framework para PHP.

Preferências

Na janela de preferências (CTRL+P), podemos configurar algumas características de uso do Adianti Studio. Na seção "Visualização", pode-se configurar: a exibição ou não da numeração em frente das linhas; o destaque ou não do fundo da linha na qual está o cursor; o destaque de parêntesis correspondentes; a exibição da margem direita; o idioma da interface; e também a posição da árvore de arquivos (esquerda ou direita).

Na seção "Editor", podemos habilitar ou desabilitar itens como: indentação automática (tabs após enter); a inserção de espaços em branco no lugar de tabulações; o autocomplete durante a digitação (sem a necessidade de teclar CTRL+Space); e o fechamento automático de chaves durante a abertura das mesmas.

Além disso, é possível configurar a fonte do código-fonte, o tamanho das tabulações (em espaços), e a quantidade de níveis da opção "Desfazer". Na seção programas, é importante configurar o caminho onde o binário do PHP está instalado. Este caminho é utilizado pela opção de verificação de sintaxe.
Tela de preferências do Adianti Studio