menu

Notícias

Adianti capacita equipe técnica da Golfran no Adianti Framework
date_range
05
Fev
2013
Nos dias 14,15,17 e 18 de Janeiro, a Adianti Solutions proveu capacitação no Adianti Framework e Adianti Studio para a equipe de TI da Golfran. A Golfran é uma das maiores empresas do Brasil em venda por catálogo. Fundada em 1986, é uma empresa de venda direta com uma sólida rede de distribuição para todo o Brasil. A maioria dos sistemas internos de gestão da Golfran são desenvolvidos em Delphi, mas a equipe de TI está capacitando-se para disponibilizar alguns módulos e funcionalidades pela Web para seus representantes.

Para vencer esses novos desafios, a equipe de TI escolheu o Adianti Framework, devido à facilidade e agilidade na criação de aplicações de negócio com geradores de formulários, listagens e inclusive a possibilidade de desenhar as telas da aplicação. Além disso, outro fato que chamou a atenção foi a extensa utilização de componentes, que lembra um pouco a organização do Delphi. Para Geison Shida, gestor de TI da Golfran, o aprendizado no framework foi rápido mesmo para quem não programava em PHP, e para tal foi fundamental o treinamento presencial, ministrado pelo próprio criador do framework. Ao final do treinamento, já estávamos aptos a desenvolver nossa primeira aplicação de negócios, criando as páginas com apenas alguns cliques.
php, framework, mvc, pdo, active record, front controller, ide, rad, web, gtk, multiplataforma, geração de código, desenvolvimento rápido, relatórios, formulários, listagens, datagrids, gráficos, banco de dados, análise, projeto, orientação a objetos, padrões de projeto, design patterns, delphi, delphi for phpAdianti Framework atrai desenvolvedores Delphi
date_range
16
Jan
2013
Desde que foi lançado, o Adianti Framework tem atraído a atenção de diversos desenvolvedores de aplicações de negócio. Muitos desenvolvedores PHP têm relatado que finalmente têm um framework focado no desenvolvimento de sistemas de gestão, com facilidades para criação de telas que outras linguagens e IDE's já possuíam há mais tempo. Outra surpresa positiva é o crescente interesse de desenvolvedores Delphi na solução.

Os desenvolvedores Delphi vêem na solução uma IDE que permite desenhar interfaces de aplicações clicando e arrastando, e também vêem na linguagem do framework similaridades com o Delphi. No Adianti Framework, encontram componentes como TPage, TDataGrid, TAction e outros que lembram a sua linguagem de origem. Parece que o Adianti Framework veio para concretizar o desejo de muitos desenvolvedors de construir aplicações para a web com a mesma facilidade que são criadas as aplicações para desktop.
php, relatórios, reports, gerador de relatórios, ferramenta de relatórios, inteligência de negócios, BI, Business intelligence, painéis, dashboards, data warehouse, instituto bulla, gestão para farmáciasInstituto Bulla fecha parceria pelo uso do Adianti Reports
date_range
12
Jan
2013
Nos dias 7,8 e 9 de Janeiro, a Adianti Solutions realizou capacitação da equipe de TI do Instituto Bulla na ferramenta Adianti Reports. O Instituto Bulla, tem como atividade principal a consultoria em gestão para farmácias. Com clientes em todo o país, o instituto realiza análise e diagnóstico de gestão das farmácias, por meio de um método próprio que envolve um prévio levantamento de dados operacionais financeiros e de vendas. O método de trabalho do instituto é baseada na metodologia BSC (Balanced Scorecard) e tem como objetivo apresentar aos gestores uma visão crítica do negócio, por meio da interpretação de uma série de indicadores financeiros e comerciais.

Com o intuito de aprimorar este processo, até então com forte utilização de planilhas eletrônicas para análise dos dados, o instituto estudou diversas ferramentas de geração de relatórios e de Business Intelligence. Com base neste estudo, chegou ao Adianti Reports, software que demonstrou a possibilidade de resultados rápidos e com um custo total inferior à outros softwares tradicionais de mercado. Conforme o responsável pela de TI, Weusder Monteiro, com uma ferramenta tradicional de BI, os custos seriam muito maiores e não teríamos resultados concretos antes de 90 dias. Com o Adianti Reports poderemos ter resultados imediatos, e isso é muito importante para nosso negócio. A equipe considerou a ferramenta muito prática e intuitiva durante o treinamento. Com algumas horas de treinamento, os profissionais envolvidos já estavam criando relatórios com somatórios complexos e painéis com gráficos com um ótimo nível de interação com o usuário.

O Adianti Reports estará disponível para os clientes do Instituto, que poderão consultar os indicadores de negócio diretamente na ferramenta. Antes da disponibilização, a equipe de TI ainda trabalha na carga dos dados dos clientes para uma base de dados centralizada (Data Warehouse), a partir da qual os painéis de controle serão gerados e disponibilizados aos clientes por meio do Adianti Reports Portal, que faz parte da solução.
php, relatórios, reports, gerador de relatórios, ferramenta de relatórios, inteligência de negócios, BI, Business intelligence, painéis, dashboards, data warehouse, univates, avaliação institucionalAvaliação Institucional da Univates roda com Adianti Reports
date_range
11
Jan
2013
No final do ano de 2012, o setor de TI da Univates criou um novo software para preenchimento da avaliação institucional por parte de alunos, professores, coordenadores de cursos e funcionários. O novo sistema, projetado com o apoio da Adianti e implementado internamente atendeu completamente as expectativas quanto ao preenchimento de formulários totalmente dinâmicos e configuráveis.

A Avaliação Institucional é um dos processos que mais gera informações, provendo relatórios complexos com cálculos para coordenadores de curso, professores e reitoria. O projeto tinha como objetivo disponibilizar os relatórios no próprio sistema. Para prover os relatórios diretamente para a aplicação, foram utilizados Web Services do Adianti Reports. Os Web Services permitem que diferentes aplicações possam solicitar a geração de relatórios. Para tal, basta passar como parâmetro para o Web Service o caminho do relatório, formato a ser gerado, e parâmetros de entrada. Assim, o Adianti Reports gera o relatório dinamicamente e entrega o arquivo de resultado pronto para a aplicação disponibilizar este para o usuário.

Com o uso do Adianti Reports, ganhou-se muito tempo na geração de relatórios em comparação com avaliações anteriores nas quais os relatórios eram programados manualmente, utilizando bibliotecas como a FPDF. O usuário da aplicação não percebe a integração de aplicações que existe por trás desse processo. Ele vê uma só aplicação, a integração é totalmente transparente.
php, framework, mvc, pdo, active record, front controller, ide, rad, web, gtk, multiplataforma, geração de código, desenvolvimento rápido, relatórios, formulários, listagens, datagrids, gráficos, banco de dados, análise, projeto, orientação a objetos, padrões de projeto, design patternsAdianti capacita Sky Informática no Adianti Framework
date_range
15
Out
2012
No último mês de Setembro, a Adianti Solutions forneceu a capacitação plena no uso do Adianti Framework para os colaboradores da Sky Informática. Cerca de 9 desenvolvedores foram capacitados na utilização da solução. A Sky Informática desenvolve soluções para cartórios em Delphi, e está investindo no desenvolvimento de aplicações web com o Adianti Framework. Os desenvolvedores Delphi viram na solução uma IDE que permite desenhar interfaces de aplicações clicando e arrastando, e também vêem na linguagem do framework similaridades com o Delphi, o que tornou o treinamento bastante dinâmico e produtivo.

O Adianti Framework é especializado no desenvolvimento de aplicações de negócio (sistemas de gestão). Para acelerar a criação desse tipo de aplicação, ele traz uma série de componentes visuais prontos para a construção de formulários e datagrids. Dessa forma, o programador pode focar na lógica de negócios, não na construção da interface da aplicação. A produtividade máxima é alcançada quando utilizamos o framework juntamente com o Adianti Studio Professional, que traz funcionalidades como a geração automática de formulários e datagrids, além do Adianti Studio Designer, uma ferramenta que permite desenhar as telas da aplicação por meio do clique e arraste.
php, uml, mentoring, coaching, consultoria, análise, projeto, orientação a objetos, padrões de projeto, design patterns, treinamento, dbsellerAdianti ministra treinamento de orientação a objetos para DBSeller
date_range
29
Jul
2012
No mês de maio, a Adianti Solutions ministrou treinamento para os desenvolvedores da DBSeller sobre: fundamentos de Orientação a Objetos (classes, objetos, encapsulamento, coesão, associação, herança, composição, agregação); Orientação a Objetos aplicada (acoplamento, interfaces, métodos estáticos, métodos mágicos, autoload, reflection, SimpleXML, PDO, Web Services, tratamento de exceções); Mapeamento Objeto-Relacional (Table Data Gateway, Row Data Gateway, Active Record, Repository); e Padrões de projeto (Singleton, Factory, Lazy Initialization, Facade, Composite, Strategy, Front Controller, Template View). Mais informações em www.adianti.com.br/training
php, uml, mentoring, coaching, consultoria, análise, projeto, orientação a objetos, padrões de projeto, design patterns, avaliação institucional, univates, formulários dinâmicosAdianti idealiza projeto de Avaliação Institucional para Univates
date_range
01
Jan
2012
A Adianti inicia 2012 auxiliando a Univates com especificação, projeto e acompanhamento da implementação do novo sistema de Avaliação Institucional. O objetivo geral do novo projeto de Avaliação institucional é disponibilizar um novo sistema para alunos, professores e funcionários preencherem as questões necessárias para se realizar a Avaliação Institucional, bem como disponibilizar os relatórios analíticos necessários para os diferentes perfis (professores, coordenadores, reitoria, responsáveis por setores, etc).

O novo sistema oferecerá um mecanismo dinâmico e flexível para criação de formulários de avaliação para diferentes perfis de respondentes (alunos, professores), permitindo um cadastro de questões diferenciado para cada ocorrência do processo de avaliação. O novo sistema também terá forte integração com os demais sistemas da instituição (principalmente o ERP acadêmico desenvolvido internamente), onde buscará informações relativas à alunos, cursos, disciplinas e professores de maneira online por meio de Web Services.
php, relatórios, reports, gerador de relatórios, ferramenta de relatórios, inteligência de negócios, BI, Business intelligence, painéis, dashboards, data warehouse, cuboAdianti colabora na construção de cubo financeiro da Univates
date_range
01
Nov
2011
Visando a disponibilização de informações financeiras estratégicas, como o volume de receitas e despesas, a Adianti auxilia a Univates na modelagem e carga (ETL) de um cubo em base de dados PostgreSQL contendo as informações financeiras da instituição (contas a pagar e a receber). Este cubo será utilizado futuramente para a disponibilização deste tipo de informação em sistemas de Business Intelligence. O projeto integra informações financeiras consolidadas a partir de fontes de dados como o sistema Microsiga e o Alfa (ERP acadêmico de desenvolvimento interno). O projeto foi completado com êxito após cerca de quatro meses de trabalho dos profissionais da Adianti em conjunto com os profissionais da Univates.
php, relatórios, reports, gerador de relatórios, ferramenta de relatórios, inteligência de negócios, BI, Business intelligence, painéis, dashboards, data warehouse, cuboAdianti colabora na construção de cubo acadêmico da Univates
date_range
01
Jul
2011
Visando a disponibilização de informações acadêmicas estratégicas, como o número de alunos, cancelamentos, acréscimos e trancamentos, a Adianti auxilia a Univates na modelagem e carga (ETL) de um cubo em base de dados PostgreSQL contendo as informações acadêmicas dos alunos. Este cubo será utilizado futuramente para a disponibilização deste tipo de informação em sistemas de Business Intelligence. Projeto complexo, devido às nuances dos processos acadêmico-administrativos, foi completado com êxito após cerca de seis meses de trabalho dos profissionais da Adianti em conjunto com os profissionais da Univates.
php, uml, mentoring, coaching, consultoria, análise, projeto, orientação a objetos, padrões de projeto, design patterns, univates, solicitação de serviçosAdianti apóia Univates em projeto de solicitação de serviços
date_range
03
Jun
2011
Mais um projeto com apoio da Adianti é concluído na Univates. Desta vez, foi realizada a especificação de requisitos e modelagem do novo sistema de solicitação de serviços. O novo sistema permitirá aos usuários realizarem solicitações de serviços (consertos, trocas de materiais, instalações, etc) de maneira integrada ao atual sistema de solicitações de materiais (requisições de materiais, solicitações de compras). Esse recurso será criado por meio da adição de um módulo dentro do atual sistema de solicitações, permitindo aos usuários realizarem solicitações de serviços. Dentre os recursos presentes neste sistema estão: a solicitação de serviços, aprovação de serviços, gerenciamento, troca de mensagens entre o técnico e o usuário, realização da programação de execução de serviços, fechamento de serviços e relatórios operacionais.