A melhor parceira de TI para o seu negócio English version

FAQ

Home Características Cases Livro Curso Downloads Apps Docs Fórum

Conheça mais sobre com o livro:

  • Instalação e configuração;
  • Modelos, persistência e BD;
  • Componentes de apresentação;
  • Cadastros e listagens;
  • Logins, permissões, relatórios;
  • Desenvolvimento com Studio Pro.
Ver detalhes...

Perguntas frequentes

  1. Por que eu deveria usar o Adianti Framework e não outro framework?
  2. O Adianti Framework é focado no desenvolvimento de aplicações de negócio (sistemas de gestão) e fornece uma infraestrutura pronta para este tipo de desenvolvimento. O framework fornece um conjunto de componentes visuais que abstraem várias tecnologias, e uma camada de acesso à base de dados que torna bastante simples a comunicação com várias bases de dados. Além disso, juntamente ao framework, existe um (template) para a criação de ERP's que já fornece várias funcionalidades como controle de login, de permissões de acesso por usuários e grupos, logs de acesso, de alteração de registros e de SQL, dentre outros recursos essenciais na construção de um novo sistema.
  3. O que mais diferencia o Adianti Framework de outros frameworks?
  4. Sem dúvida, o ecossistema ao redor do framework. Além do framework e do template, existe o Studio Professional, que é uma IDE de desenvolvimento que automatiza a criação de código-fonte para o Adianti Framework, tornando muito mais ágil o desenvolvimento de novos sistemas. O Adianti Studio Pro oferece diversos assistentes para geração de páginas, designer de formulários, e designer de relatórios PDF. Com apenas alguns cliques, geramos telas orientadas a objetos totalmente funcionais.
  5. Quem criou o Adianti Framework, e por quê?
  6. O framework foi criado por Pablo Dall'Oglio, desenvolvedor desde 1995. Nos anos 1990 trabalhou com Clipper e Delphi desenvolvendo diversos softwares de gestão. A partir de 2000, conheceu PHP e não parou mais de criar soluções. Já escreveu alguns livros sobre a linguagem e também criou algumas ferramentas de desenvolvimento para PHP. Após diversos anos atuando no desenvolvimento e prestando consultorias para equipes de desenvolvimento de softwares de gestão, foi reunindo um conjunto de necessidades comuns nesses ambientes e construindo o framework, que hoje está disponível para todos. A comunidade é crescente e muitos recursos presentes hoje foram sugestões de usuários.
  7. Posso utilizar o Adianti Framework para criar aplicações comerciais?
  8. Sim, a licença permite, basta referenciar o Adianti Framework. Manter o arquivo da licença nos fontes é uma das formas (www.adianti.com.br/framework-license).
  9. Qual é a diferença do Adianti Framework e do Adianti Studio Pro?
  10. O Adianti Framework é um conjunto de bibliotecas que interoperam para fornecer para o desenvolvedor uma plataforma livre para desenvolvimento de aplicações de negócio. Já o Adianti Studio Pro é a ferramenta utilizada para dar produtividade e agilidade na criação de aplicações para o framework. Com o Studio Pro, poderemos criar rapidamente formulários, listagens, com ações totalmente funcionais para incluir, editar, excluir e listar informações do banco de dados de sua preferência. O Adianti Studio Pro possui o Form designer, que permite desenhar interfaces para o framework. As interfaces são salvas em XML e posteriormente utilizadas pelo framework. E também possui o PDF Designer, que permite desenhar relatórios em PDF e posteriormente completá-los com dados via aplicação.
  11. O que eu preciso para começar a produzir aplicações no Adianti Framework?
  12. A forma mais simples e rápida de iniciar o desenvolvimento de aplicações no framework é adquirindo o livro completo Adianti Framework para PHP. O livro é a obra mais completa sobre o assunto. Além disso, as vídeo aulas oferecem uma abordagem ainda mais didática, na qual os exemplos são construídos e explicados pelo próprio criador do framework, por meio de screencasts. Também recomenda-se utilizar a IDE Adianti Studio Pro, para atingir máxima produtividade na criação dos aplicativos. Conhecimentos sobre orientação a objetos são fundamentais, uma vez que praticamente todos frameworks atualmente fazem extenso uso de orientação a objetos. Caso você precise reforçar os conhecimentos, recomendamos o livro PHP Programando com Orientação a Objetos, do mesmo autor do framework.
  13. O código gerado pelo Adianti Studio Pro é fácil de dar manutenção?
  14. O código-fonte produzido sobre o Adianti Framework é extremamente enxuto, uma vez que seus componentes abstraem uma série de bibliotecas internas Javascript, como a jQuery. Assim, raramente você precisará realizar chamadas Javascript diretamente. Além disso, todo o código segue boas práticas de programação e faz extenso uso de Padrões de Projeto (Design patterns).
  15. Caso o Adianti Framework não tenha todos componentes que eu preciso, eu posso criar novos componentes?
  16. Sim, nenhum framework do mundo trará todos componentes desejados pelo desenvolvedor. Em alguns casos, será necessário acrescentar componentes. É extremamente fácil de estender o framework, adicionando novos componentes. O livro Adianti Framework para PHP traz exemplos claros de como proceder. Além disso, a aplicação Tutor, também traz exemplos de como criar novos componentes (Presentation -> Web Specific -> Creating new components).
  17. O que eu posso customizar no visual de uma aplicação feita no Adianti Framework?
  18. Todo visual externo à aplicação (menus, painéis, background) é customizável por meio de templates HTML. Além disso, a grande maioria dos componentes pode ter sua apresentação modificada por meio de CSS. A aplicação aplicação Tutor demonstra como fazer isto com formulários e com datagrids. Além disso, o framework oferece alguns templates HTML prontos, como o Template ERP, (construído com a Bootstrap), que demonstra como a mesma aplicação pode ter diferentes layouts.
  19. Como o Adianti Framework trata a questão de menus dinâmicos e permissões?
  20. O foco do framework é a construção de interfaces (formulários, datagrids), controle e persistência de dados. Questões relativas à controle de permissão variam muito de organização para organização. Dessa forma, o framework considera isto do escopo de cada projeto. Mas o framework traz exemplos de como implementar o controle de permissões por grupos de usuários. As aplicações Library e Changeman são exemplos de aplicações com controle de permissões por grupos. Além disso, é disponibilizado o Template ERP, que é uma aplicação pré-configurada com um controle completo e dinâmico de permissões por usuários e grupos.