Lançado Adianti Framework 7.6!
Clique aqui para saber mais
Modelagem de Movimentação de Conta Bancária Bom dia. Essa dúvida não está relacionada diretamente com o Adianti, mas gostaria de contar com a ajuda dos senhores. Como modelar as tabelas para um controle Contábil de Conta Bancária? Gostaria de poder recuperar o saldo em determinada data, ou por período. Pegar o saldo anterior a uma data informada. Tenho algumas entradas (contas a receber): Receitas, Projetos, etc.....
GS
Modelagem de Movimentação de Conta Bancária  
Bom dia.
Essa dúvida não está relacionada diretamente com o Adianti, mas gostaria de contar com a ajuda dos senhores.

Como modelar as tabelas para um controle Contábil de Conta Bancária?
Gostaria de poder recuperar o saldo em determinada data, ou por período. Pegar o saldo anterior a uma data informada.

Tenho algumas entradas (contas a receber): Receitas, Projetos, etc.. e tenho algumas saídas (contas a pagar): Despesas fixas, obrigações trabalhistas, aluguel, tributos, etc...

Devo criar uma tabela para registrar cada movimentação?

Desde já agradeço a ajuda.

Curso completo Meu Negócio Pronto
Use para si, ou transforme em um negócio: Inclui aulas e códigos-fontes
Gestor de conteúdo (SITE) + Loja Virtual (E-Commerce) + Emissor de Notas para infoprodutos


Meu negócio pronto Quero me inscrever agora!

Comentários (1)


AC

Bom dia,

Acredito que movimentação seria uma tabela unica. Também acredito que teria que ter uma tabela para as contas onde teria basicamente a descrição, saldo inicial, e quais tipos de movimentações ela aceita (débito/crédito/ambos) para tentar impedir que o usuário realize um movimento indevido na tela de movimentação... Também pode criar uma tabela para entradas e saídas (para as receitas, projetos, despesas fixas, etc...). Na tabela de movimentação tu pega a data, a conta, a entrada/saída e o valor da movimentação. Faz um "gatilho" para atualizar o saldo no cadastro de contas, assim teria sempre o saldo atual na conta sem precisar realizar cálculos... Já o saldo de uma conta em uma data passada tu tem que pegar esse saldo atual e "ir desfazendo as entradas e saídas até a data que deseja"... seleciona as diferenças entre entrada e saída nesse período e calcula em cima do saldo atual da conta. Modelando desta forma tem como buscar os valores por tipo de entrada tbm (receitas, projetos, despesas fixas, etc).

Não tenho experiência para esse caso, mas acredito que seria basicamente isso. Abraço.