A melhor parceira de TI para o seu negócio English version

Livro

Criando relatórios com PHP

Criando relatórios com PHP (Inclui exemplos práticos)
ISBN: 978-85-7522-263-8
Páginas: 376
Autor: Pablo Dall'Oglio
Editora: Novatec
Ano: 2011

PHP é sem sombra de dúvidas uma das linguagens mais utilizadas do mundo. A facilidade em aprender esta linguagem, aliada à sua qualidade, ao seu crescimento e ao seu dinamismo tem feito com que PHP tenha sido utilizado para a construção desde portais web extremamente populares até grandes sistemas corporativos para gestão administrativa.

Uma das grandes demandas de quem desenvolve em PHP sempre foi a geração de relatórios. Este livro busca ensinar diversas técnicas para geração de relatórios em PHP nos mais diversos formatos como HTML, PDF e RTF. Estas técnicas explicam a geração de relatórios tabulares, com agrupamentos (quebras) e totalizações, relatórios matriciais (cross-tab) utilizados em sistemas de Business Intelligence, a geração de documentos como notas fiscais e cartas de correspondência e gráficos gerenciais de linhas, colunas e pizza. Por fim, é desenvolvida uma biblioteca para geração de relatórios que visa automatizar a geração de relatórios tabulares, aumentando a produtividade e facilitando a vida do programador.

Outros livros do mesmo autor:

Principais tópicos abordados no livro:
  • Introdução ao PHP, arrays, strings e arquivos;
  • Orientação a objetos e acesso à bancos de dados em PHP;
  • Bibliotecas para geração de relatórios HTML, PDF, RTF e gráficos;
  • Relatórios tabulares, com filtros, seleção de colunas e ordenação;
  • Relatórios hierárquicos (quebras) e matriciais (cross-tab reports);
  • Gráficos gerenciais reais e documentos (notas fiscais e cartas);
  • Criando uma biblioteca simples para geração de relatórios.

Clique aqui para ver o Sumário
Clique aqui para ver uma amostra

Onde Comprar:




Crie sistemas de maneira ágil com o livro:

Adianti Framework para PHP

  • Instalação e configuração;
  • Modelos, persistência e BD;
  • Componentes de apresentação;
  • Cadastros e listagens;
  • Logins, permissões, relatórios;
  • Desenvolvimento com Studio Pro.
Ver detalhes...

Tenha mais produtividade com:

Adianti Studio Pro para Adianti Framework
  • Designer de formulários;
  • Designer de relatórios;
  • Geração de classes;
  • Geração de formulários;
  • Geração de listagens;
  • Criação das tabelas;
Mais informações...

Organização do livro:


O Capítulo 1 consiste em uma introdução à linguagem PHP, onde serão abordados os tipos de dados suportados pela linguagem, operadores lógicos e aritméticos, estruturas de controle, manipulação de funções, manipulação arquivos, de strings e de arrays.

O Capítulo 2 aborda orientação a objetos e acesso à bancos de dados. Neste capítulo, são abordados tópicos como a abstração, herança, polimorfismo, encapsulamento, interfaces, métodos construtores, tratamento de exceções, dentre outros. Além disto, este capítulo aborda o acesso à bases de dados da maneira tradicional e por meio da biblioteca PDO. Por fim, é proposto um conjunto de classes que possibilita o acesso ao banco de dados forma orientada a objetos.

O capítulo 3 aborda as principais bibliotecas para a geração de relatórios utilizadas ao longo do livro. Neste capítulo serão estudadas bibliotecas para geração de arquivos nos formatos HTML, PDF (biblioteca FPDF) e RTF (biblioteca PHPRtfLite). Além disto, será estudada a biblioteca JPGraph, que permite a geração de gráficos de linhas, colunas e pizza.

O capítulo 4 aborda a geração de relatórios tabulares simples em diversos formatos como TXT, HTML, PDF e RTF. Além disto, neste capítulo são explicados assuntos como a personalização de relatórios por meio da parametrização que permite a escolha de filtros, colunas, ordenações, dentre outras técnicas que permitem que um mesmo relatório seja visualizado de diversas maneiras diferentes.

O capítulo 5 aborda a geração de relatórios hierárquicos, contendo agrupamentos de dados (também chamados de quebras) e totalizações, bem como relatórios matriciais, também conhecidos como relatórios de referência cruzada ou cross-tab reports, muito utilizados em sistemas de Business Intelligence e que permitem a apresentação da informação em um nível sintetizado, apropriado para a apresentação à gestores e administradores.

O capítulo 6 aborda a criação de gráficos e documentos. Neste sentido serão apresentados gráficos de linha, pizza e colunas gerados a partir de exemplos práticos e sobre um banco de dados fictício. Neste capítulo também serão desenvolvidos dois exemplos de documentos: o primeiro demonstra a criação de uma nota fiscal em PDF e o segundo explica como gerar uma carta para inadimplentes no formato RTF.

O capítulo 7 explica como podemos criar uma biblioteca para geração de relatórios. Neste capítulo é desenvolvido um conjunto de classes para a geração de relatórios tabulares e hierárquicos nos formatos HTML, PDF e RTF de maneira que o programador não precise conhecer as bibliotecas para geração destes formatos e possa criar relatórios escrevendo o mínimo possível.


Depoimentos:


"Comentário: Sou leitor de seus livros, "conheci-o" por volta de meados de 2010 quando iniciei um curso sobre programação avançada de aplicativos para web e comprei o livro PHP Orientado a Objetos... um livro muito bom. O curso, infelizmente não pude terminá-lo por motivos pessoais, mas autodidata que sou em programação de computadores (sou da época em que só havia programadores, escovávamos os bit.... a internet, no Brasil, nem existia de fato... havia uma poucas e caras BBSs, usávamos CP500, TK90X, terminais IBM, aplle ][+ etc.) sempre aprendi mais fuçando e lendo livros.
Voltei atualmente a estudar com mais afinco PHP/Postgresql e Ajax.... Sou professor de Física da rede pública do Distrito Federal. Estou tentando transformar as planilhas que uso (Calc) em um sistema web com o banco Postgress... precisava saber como gerar relatórios em PDF. Daí "descobri" o seu livro Criando relatórios com PHP. Um ótimo livro. E mais... eu fiquei maravilhado com a dedicatória que escreveste nesse livro. Você consegui me deixar de boca aberta. Achei linda a dedicatória. Meu sinceros parabéns pelas palavras verdadeira e sensíveis que me deste o prazer de ler. A sua Nota do Autor também demonstra que por trás da procedures, das instâncias, dos objetos construídos/destruídos, das includes... és um homem sensível e preocupado com a família. Fantástica a introdução. Meus parabéns... de novo. Estou acostumado em ler livros técnicos onde a dedicatória é sempre a padrão, mas a tua e a tua Nota do Autor.... foram/são maravilhosas.
Felicidades, sucesso e que sempre tenhas inspiração de escrever livros com um linguajar de fácil compreensão para muitos leigos que como eu, aprendemos com eles... obrigado por compartilhar teu conhecimento. Também uso Linux (vi o teu site), sou linuxer desde 1997."

Vildenei Negrão Pereira


"Comentário: Ótimo livro, leitura vai suave, assim como orientação a objetos PHP. Eu comprei os dois títulos e gostei muito, parabéns!!!

Carlos Eduardo


"Comentário: Comprei hoje o seu livro - Criando Relatórios com PHP - e gostaria de parabeniza-lo pela qualidade do material, em especial porque em apenas 3 páginas de capitulo 4, eu consegui desenvolver algo que há muito tempo pretendia fazer, ou seja, criar filtros de relatório com a possibilidade de selecionar apenas algumas colunas da base de dados. É muito comum encontrar livros e material na internet que trate de filtro de linhas (dados da base), mas filtrar as colunas foi a primeira vez que encontrei. Além disso, o livro é claro e simples, muito útil para àqueles que como eu, não tem a informática como profissão, mas que são aficionados por tecnologia e no meu caso especificamente por banco de dados.

Acácio Chezorim



Exemplos:


A seguir, temos uma série de exemplos de relatórios criados ao longo do livro. A série inicia com dois relatórios tabulares (em pdf e rtf) e continua com alguns gráficos (de linhas, colunas e pizza). Após, temos alguns exemplos de relatórios hierárquicos com uma e com duas quebras e, em seguida, um relatório matricial de duas dimensões e um de quatro dimensões. Para finalizar, um exemplo de uma nota fiscal em PDF, uma carta de inadimplência em RTF e um layout criado pela biblioteca construída ao longo do livro.

Relatório tabular em PDF Relatório tabular em RTF Gráfico de linhas Gráfico de colunas Gráfico de pizza Relatório hierárquico com 1 quebra Relatório hierárquico com 2 quebras Relatório matricial com 2 dimensões Relatório matricial com 4 dimensões Nota fiscal em PDF Carta para inadimplentes em RTF Layout construído com a biblioteca criada no livro
Obs: Alguns destes exemplos permitem que, ao clicarmos sobre a imagem, possamos realizar o download do relatório.